"Na repartição, nos deparamos com musas menores. São de origem obscura. Num rasgo de lirismo de escrivaninha, alguém de pouca inspiração poderia arriscar-se a dizer que nasceram de Gournay e Weber. Mas, para ser bem sincera, não diria exatamente que nasceram. Talvez as tenham instituído por portaria interministerial.
Embora menos inspiradoras que suas primas parnasianas, ao menos as musas menores observam o novíssimo manual de redação da presidência. O que resulta em páginas tristes no Diário Oficial da União, convenhamos. Mas mais tristes são os que lhe fazem libações e oferendas nos intervalos regulamentados pela portaria que dispõe sobre o ponto presencial. Enquanto tomam um cafezinho que já conta seis horas na garrafa térmica com placa de patrimônio, rabiscam palavras no verso de ofícios e memorandos descartados. Imagino-os, com algo de melancolia, devaneando no alarido de pleno expediente."
SOBRE A AUTORA
Gabriela Guimarães Gazzinelli nasceu em Belo Horizonte em 1982. É escritora, diplomata e, de quando em quando, tradutora. Publicou, além de ensaios acadêmicos e dos livros de estudos clássicos Fragmentos órficos (UFMG, 2007) e A vida cética de Pirro (Loyola, 2009), os romances Prosa de papagaio (Record, 2019, Prêmio SESC e finalista Prêmio São Paulo) e Sob a leveza das asas da noite (no prelo)
isbn: 978-65-00-50677-8
Ano: 2022
Formato: 11x18
Número de páginas: 184
Edições Jabuticaba é uma pequena editora voltada para a boa literatura. Floresce interessada em divulgar novos autores e a traduzir poetas e prosadores clássicos e contemporâneos que gostaríamos de ver em circulação no Brasil.